" Especialistas em deixar sua empresa mais visível e moderna do jeito que você sempre sonhou ! "
Camisetas personalizada em Goiânia, fazer camiseta personalizada para presente, camisas personalizadas, personalização de camiseta.
com fotos em camisetas brancas, sublimada, para eventos de aniversários, festa de 15 anos, fazemos todos dos tipos de brindes.
Empresa conhecida a mais de 17 anos a Imagem Digital Comunicação Visual.
Temos idéias de estampas o tempo todo: pro evento da empresa, da faculdade, despedida de solteira, com a foto da vovó… Mas quando chega a hora dessas ideias virarem realidade você fica perdido? Esse artigo é pra você! Daqui a pouco você vai saber tudo (tudo não vai…) sobre camisetas personalizadas e poder fazer uma boa escolha na sua próxima compra!
5 coisas que você PRECISA saber antes de fazer camisetas personalizadas
1) Preço
Quando você compra camisetas personalizadas, você não paga apenas o produto. Você paga a camiseta, etiqueta, estampa, embalagem, impostos, taxa de cartão de crédito, etc etc etc. Vamos supor que você comprou uma camiseta personalizada por 20 reais; se você subtrair todos os custos de produção e impostos, vai ver que não sobra muito para pagar por uma camiseta de qualidade.
Não tem milagre: vai usar uma vez só e bye bye…
2) Tecido
Os tecidos mais utilizados para fazer camisetas personalizadas são:
– Camisetas de poliéster: Poliester é um tecido sintético, usado principalmente nas camisetas personalizadas via sublimação (vou explicar mais pra frente o que é). Tecido com um toque menos confortável que o algodão e de qualidade inferior, porém com um custo mais em conta.
– Camisetas de algodão: o tecido que estamos mais acostumados. Existem vários tipos de algodão e derivados, por isso procure sempre camisetas 100% algodão, de fio penteado (não vale a pena entrar em detalhes, mas o fio PENTEADO tem um tratamento mais delicado em relação ao CARDADO, por isso o tecido fica mais macio).
3) Estampa
a) Silk
O processo mais comum, aquele que provavelmente você chama de “estampar”. O designer separa a estampa por cores e transforma cada cor em uma tela. A estamparia pega um quadro, coloca sobre a camiseta e passa a tinta da cor correspondente; pega o outro quadro, coloca sobre a camiseta e passa a tinta da cor correspondente; pega o outro quadro… já entendeu né?
O Resultado final geralmente é muito bom. Qual a desvantagem desse processo? O custo das telas para fazer 1.000 camisetas é o mesmo de 1 camiseta, deixando quase inviável a produção de pequenas quantidades de camisetas personalizadas. Além disso, você tem um limite de cores para que o processo faça sentido, ou seja: nada de fotos.
b) Silk Digital
Conhecido também como DTG (Direct to garment), é uma tecnologia mais moderna de estamparia que usa impressoras para estampar as camisetas. O princípio é o mesmo das impressoras que temos em casa/escritório, porém estas são bem maiores, com uma tinta especial para tecido e em vez de colocarmos papel sulfite colocamos as camisetas e elas saem prontinhas!
Pontos positivos: funciona mesmo como uma impressora, então você pode estampar basicamente qualquer imagem/foto, sem limite de cores. Não tem custo de tela, então você consegue fazer 1 peça pelo mesmo preço unitário de fazer 100.
Pontos negativos: funciona apenas em tecidos 100% algodão ou com pouca mistura. O custo por camiseta personalizada é o mesmo se você fizer 1 peça ou 1.000, não tem ganho de escala como o silk convencional. Para grandes quantidades, se possível, vá para o silk normal.
c) Sublimação
Também chamada de transferência térmica, na sublimação as imagens são estampadas em um papel especial que é colocado sobre a superfície a ser impressa. Com o uso de prensas térmicas, a imagem passa do papel para a superfície e está pronto o seu produto!
Nos últimos anos houve um BOOM no uso de sublimação, dada a versatilidade do processo: com ele você pode estampar desde camisetas até chinelos e porta retrato e usar qualquer tipo de imagem.
Por outro lado, a sublimação só funciona em tecidos sintéticos, que geralmente são de baixa qualidade quando comparados ao algodão.
Resumo: para brindes: OK. Para camisetas: por sua conta e risco!
d) Transfer
O processo é bem parecido com o da sublimação, porém você consegue usá-lo em tecidos de algodão. Lembra daquele amigo seu que comprou uma camiseta personalizada e ela veio pesada, emborrachada, e a ponta da estampa começou a soltar depois de lavar? Foi feito com transfer.
Hoje em dia a qualidade do transfer tem melhorado, mas com a concorrência dos outros métodos, seu uso é cada vez mais raro.
4) Sua Imagem
Você tem uma imagem adequada para estampa ou você é daqueles que baixou uma imagem minúscula do google, recortou e quer estampá-la do tamanho de um A3?
Falando assim já ficou até claro o que eu vou dizer… Não tem milagre! Se a imagem tiver uma baixa resolução, a estampa também vai ter.
Dicas para obter uma estampa de melhor qualidade:
– Usar imagens de alta resolução. Pelo menos 300dpi
– Em vez de fotos/imagens, usar vetores
– Usar uma quantidade limitada de cores por estampa. 3 ou 4 no máximo.
– Estampar em áreas “normais” da camiseta – Peito e costas. Manga, gola e laterais são mais difíceis de estampar, logo você corre mais risco.
5) Conclusão
Saiba bem o que você quer. Se você quer que o pessoal da empresa jogue bola com a camiseta personalizada e jogue fora no dia seguinte, busque o menor preço possível.
Por outro lado, se a sua ideia é presentear alguém, usar a camiseta personalizada outras vezes, ou dar para alguém que pode expor a sua marca para outras pessoas, busque opções melhores. Se você der uma camiseta de brinde para um parceiro e ele nunca usar, qual foi a utilidade dela? No fundo da gaveta ninguém olha pra sua marca!
Dinheiro mais mal-gasto do mundo!!!
É muito melhor você comprar 20 camisetas boas por, vamos dizer, 40 reais, e as pessoas usarem e divulgarem a sua marca ou evento, do que comprar 40 camisetas de 20 reais e o pessoal usar de pano de chão!
Procure sites como a usinademarcas.com.br, onde você pode personalizar sua camiseta online e receber em casa um material de qualidade por um preço justo. Quando encontrar as pessoas usando o seu material por aí você vai entender o que estou falando. Além disso na Usina você pode colocar as suas camisetas à venda sem nenhum tipo de custo. Vale dar uma olhada.